Tópicos de dinâmica orbital e métodos de aprendizagem de máquinas para análise de dados de sistemas planetários

Os sistemas planetários extrasolares detetados até à data têm configurações orbitais variadas e em geral bem distintas do Sistema Solar. Motivados por estas descobertas propomos continuar o estudo dos seguintes tópicos: 1) a dinâmica de sistemas não co-planares com inclinação relativa entre 0 to 180 graus ; 2) sistemas hierárquicos e velocidade radial; 3) estabilidade de planetas circumbinários. Propomos também um pequeno projeto destinado a alunos de Ciências de Computação da instituição sede em que serão usadas técnicas de aprendizagem de máquinas para classificar dados sobre asteróides.

Maria Helena Moreira Morais

Universidade Estadual Paulista - UNESP
Campus de Rio Claro
Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE)