T80-Sul - Aquisição de um telescópio robótico para a comunidade astronômica brasileira

T80Sul
Fonte: S-PLUS

O projeto 2009/54202-8 da FAPESP teve como objetivo principal construir um telescópio robótico e implementar um mapeamento fotográfico de uma grande área do céu austral. O telescópio, T80-South, e sua câmera de grande campo, foram montados e testados com sucesso em Cerro Tololo, no Chile, e agora estão em operação todas as noites. Ele é um telescópio robótico, funcionando automaticamente, sem a presença de um astrônomo observador.

O T80-South está equipado com um detector 9.2k x 9.2k produzido pela fabricante “e2v”, resultando num campo de visão de 2 graus quadrados do céu por imagem, com uma escala de placa de 0,55 segundos de arco por pixel. Nos seus primeiros seis anos, a partir de 2018, o T80-South vai estar dedicado ao mapeamento chamado S-PLUS (Southern Photometric Local Universe Survey).

O pesquisadores do projeto estão trabalhando para maximizar o resultado científico dos vários sub-levantamentos do S-PLUS, que está imageando um total de 9300 graus quadrados da esfera celeste em doze bandas óticas (ou “cores”). Os dados obtidos atendem a uma comunidade de mais de 100 astrônomos. O mapeamento consiste em quatro subcampos principais. Estes incluem dois campos não contíguos em latitudes galácticas altas (|b|>30 graus, 8000 graus quadrados) e duas áreas do Disco Galáctico e Bojo (para uma área adicional de 1300 graus quadrados). O S-PLUS usa o sistema de 12 filtros do sistema Javalambre, que inclui filtros de banda larga ugriz e 7 filtros de banda estreita centrados em características espectrais proeminentes de estrelas: [OII], Ca H + K, H-delta, banda G, Tripleto de Mgb, H-alpha e tripleto de Calcio.

O levantamento S-PLUS feito pelo T80-South oferece medidas do desvio para o vermelho (redshifts) fotométricos precisos (Δz/(1 + z)=0,02 ou melhor) para galáxias relativamente próximas (com r<20 e z<0,5), fornecendo assim um mapa do universo local. Também permite o estudo da formação estelar e das populações estelares na Via Láctea e em galáxias próximas, e permite buscas por quasares, fontes variáveis e estrelas pobres em metais e ricas em carbono.

A primeira distribuição de dados públicos de aproximadamente 336 graus quadrados da área Stripe-82 está disponível aqui

Para mais informações acesse aqui a página do projeto.

Claudia Lucia Mendes de Oliveira

claudia.oliveira@iag.usp.br