SPARC4 - Simultaneous Polarimeter And Rapid Camera in 4 bands

O instrumento SPARC4 (Simultaneous Polarimeter and Rapid Camera in 4 bands) possui um amplo leque de aplicações científicas e é concebido para ser instalado no telescópio de 1,6-m do Observatório do Pico dos Dias. O instrumento caracteriza-se pela aquisição simultânea de imagens em quatro bandas largas, por resolução temporal de até décimos de segundo e por ter dois modos de operação: fotometria e polarimetria. Essa combinação faz com que SPARC4 seja um instrumento bastante versátil, de modo que há a expectativa de uma alta demanda pela comunidade astronômica por observações com a SPARC4.

No instrumento, a luz proveniente do telescópio passa pelo módulo de autoguiagem e autofocalização. Esse módulo está atualmente tendo seu projeto modificado para alimentar, via fibra, o espectrógrafo echelle Echarpe, em desenvolvimento pelo LNA. A seguir, em função do modo de operação escolhido pelo usuário, o feixe atravessa ou não os elementos ópticos que permitem a realização de polarimetria. O feixe é então colimado e separado nas quatro bandas por divisores de feixe dicróicos. Cada um dos feixes passa por uma câmera, encontrando finalmente detectores com multiplicação de elétrons. Serão entregues para o observatório programas especificamente desenvolvidos para controle, aquisição e redução de dados. O desenvolvimento de uma calculadora de tempo de integração está também previsto. Para facilitar o uso e manutenção da SPARC4, cada sub-sistema terá documentação específica e manuais de uso e manutenção.

A Revisão do Projeto Conceitual ocorreu, com sucesso, em agosto de 2012. Essa fase do projeto contou com apoio de Fapesp, INPE, LNA, e INCT-A. As principais fontes de financiamento para a construção são o INPE e a Finep, com apoio também do LNA, Fapemig e INCT-A. O montante aprovado pela Finep é suficiente para a conclusão da fabricação.

Mais informações? Clique para visitar a página do projeto!

Cláudia Vilega Rodrigues

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais