A RELEVÂNCIA DOS PEQUENOS CORPOS EM DINÂMICA ORBITAL

A Relevância
Fonte: NASA/Cassini-Huygens

Este é um projeto na área de dinâmica orbital e planetologia, onde serão realizados estudos que envolvam desde a questão de fundamentos, como o fenômeno de colisão e o potencial gravitacional de pequenos corpos (formas bastante irregulares), passando por estudos da evolução orbital de pequenos corpos sujeitos a diferentes forças perturbativas, até as mais variadas e relevantes aplicações em astrodinâmica (evolução orbital de satélites artificiais e sondas espaciais, manobras orbitais, evolução de nuvens de detritos espaciais, missões espaciais para a exploração de asteroides, etc) e em dinâmica planetária (origem e formação de sistemas planetários, de famílias de satélites irregulares, de grupos de asteroides, e evolução orbital de sistemas de anéis planetários e de discos proto-planetários, etc). O projeto está estruturado em quatro partes interconectadas: a) Potencial Gravitacional, Órbitas Periódicas e Regiões de Estabilidade. b) Colisão, Fragmentação e Acresção. c) Manobras Orbitais e Formação em Voo. d) Nuvens, Anéis e Discos.

Clique aqui e visite a página do projeto

Othon Cabo Winter

Grupo de Dinâmica Orbital & Planetologia