O UNIVERSO EM 3-D: ASTROFÍSICA COM GRANDES LEVANTAMENTOS DE GALÁXIAS

Universo em 3D
Fonte: FPS

Grandes levantamentos de galáxias, espectroscópicos ou fotométricos, estão mudando a paisagem da Astronomia, uma vez que se constituem na melhor estratégia observacional para entender um dos maiores mistérios da cosmologia contemporânea: a natureza da energia escura, a componente dominante do universo e a respons ável pela aceleração de sua expansão. De uma perspectiva cosmológica, esses levantamentos de redshifts de galáxias são necessários para construir mapas 3-D da distribuição de galáxias, que podem então ser usados para estimar os parâmetros cosmológicos através de estudos estatísticos de características impressas nessa distribuição . A natureza da energia escura é na realidade apenas um dos muitos desafios científicos que podem ser enfrentados com esses grandes levantamentos. Na verdade, como exemplificado pelo Sloan Digital Sky Survey (SDSS), considerado o projeto mais rodutivo de toda a história da Astronomia, esses levantamentos são ferramentas poderosas para estudar desde os asteróides do Sistema Solar até a nossa própria Galáxia, da evolução de galáxias à rede de estruturas em grandes escalas do universo. De fato, levantamentos de galáxias cobrindo grandes áreas no céu são considerados a forma mais eficiente, senão a única, de abordar adequadamente alguns dos mais importantes desafios da astronomia contemporânea. Estamos atualmente participando ativamente de vários levantamentos: o Southern Physics of the Local Universe Survey (S-PLUS), o Javalambre Physics of the Local Universe Survey (J-PLUS), o Javalambre Physics of the Accelerating Universe Astrophysical Survey (JPAS) e o Prime Focus Spectrograph for the Subaru Measurement of Images and Redshifts Survey (PFS/SuMIRe). O potencial deles é enorme e já temos estudantes de pós-graduação e pós-docs desenvolvendo projetos que têm esses levantamentos como objetivo.

Laerte Sodré Jr.

Processo FAPESP 12/00800-4