O que determina o crescimento da massa estelar de galáxias elípticas?

Estabelecer quase 14 bilhões de anos de evolução a partir da observação de galáxias como são observadas hoje em dia é uma tarefa repleta de perigos. Neste projeto propomos um programa para estender estudos de evolução de galáxias para comprimentos de onda do infravermelho e redshifts mais altos (maiores tempos no passado) para investigar de forma consistente as propriedades das galáxias e seus ambientes ao longo de um intervalo de tempo cósmico significativo. Um passo importante será a implementação do programa de fotometria de galáxias GALPHAT que dará uma base estatística sólida para a análise dos parâmetros estruturais de galáxias.

Em projeto recentemente concluído examinamos em grande detalhe as propriedades das galáxias do tipo “early” no Universo próximo. Ao estudar as propriedades globais de ETGs locais, tais como gradientes de cor, plano fundamental, populações estelares, e função de massa inicial, estabelecemos importantes vínculos sobre os modelos de formação e evolução de galáxias. Caracterizamos os ambientes dessas galáxias usando uma medida associada diretamente à distribuição de velocidades das galáxias do grupo/aglomerado, que nos permite separar os efeitos do ambiente dos efeitos intrínsecos.

Este projeto se beneficiará do conhecimento adquirido nos projetos que realizamos na última década focalizados nos sistemas observados no Universo local e nas ferramentas de análise de dados que desenvolvemos e que serão vitais no exame das propriedades das galáxias em redshifts mais altos, fornecendo amostras de comparação rigorosas, consistentes e minimamente tendenciosas para avaliar cenários de formação e evolução de galáxias.

Um aspecto fundamental da proposta é o grande investimento no pacote BIE. Isto irá criar a sinergia necessária entre a nossa equipe e o grupo de cientistas da computação que participam deste esforço. Projetos que lidam com grande quantidade de dados, em um futuro próximo, exigirão um forte compromisso destas duas áreas do conhecimento. 

 

 

Reinaldo Ramos de Carvalho

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Av. dos Astronautas 1758, Jardim da Granja
São José dos Campos - SP
Brasil
+55 (12)32087215
rrdecarvalho2008@gmail.com
Processo FAPESP 14/11156-4