LLAMA - Large Latin American Millimetric Array

Llama
Fonte: Llama

O projeto argentino-brasileiro LLAMA visa construção de um radiotelescópio a 4800 m de altitude nos Andes, a uma distância de 180 km do grande interferômetro ALMA. É construído pela VERTEX AntennentechniK GmbH, financiado pela FAPESP. A antena possui duas cabines Nasmyth laterais e uma cabine Cassegrain, que permitem a instalação de vários receptores, de forma semelhante ao radiotelescópio APEX. A construção da antena está concluída e as peças estão aguardando em contêineres já no local. Espera-se que a montagem seja concluída no final de 2020. No início, funcionará com 2 receptores, na banda 5 e na banda 9 (bandas ALMA). Os receptores estão prontos e aguardando no laboratório da NOVA, em Groningen. Todo o sistema “óptico” com espelhos para trazer o feixe para o criostato onde os receptores serão instalados, e partes mecânicas para segurar os espelhos e o criostato, também estão prontos, e em fase de testes. A antena será usada para propósitos gerais: observações solares, astroquímica, regiões de formação de estrelas, VLBI e muito mais.

Mais informações? Clique aqui para visitar a página do projeto.

Jacques Raymond Daniel Lépine

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo (USP)
CEP 05508-900 – São Paulo, SP – Brasil