Explorando a evolução da galáxia e o meio interestelar usando Instrumentos SAM-FP e T80-SOUTH

SAM_Fabry_Perrot
Fonte: SAM - Fabry-Perot

O advento de dois novos instrumentos SAM-FP no telescópio SOAR, em Cerro Pachon e T80-Sul no Cerro Tololo nos oferece uma chance única de explorar uma série de estudos na área de estrutura de galáxias próximas, enriquecimento químico, formação e evolução . O objetivo geral dos casos de ciência que ambos os instrumentos permitem é o estudo de processos evolutivos de formação de estrelas em discos de galáxias próximas, incluindo nossa própria galáxia, em ambientes de diferentes densidades. Estamos interessados ​​em estudar a cinemática e dinâmica estelar, dinâmica e química de galáxias em alta resolução espacial e espectral e a relação com seus ambientes. Alvos próximos nos permitirão estudar as ligações entre as estrelas massivas e o componente gasoso em escalas finas, bem como a turbulência e suas ligações com a formação estelar e a dinâmica das super bolhas. O exclusivo instrumento SOAR Módulo Adaptativo - Fabry-Perot (SAM-FP) foi comissionado. Graças ao seu campo de visão 3 × 3 arcmin2 GLAO corrigido, ele está produzindo excelentes mapas de alta resolução espacial da cinemática interna de galáxias, como a Grande Nuvem de Magalhães (LMC), e galáxias em grupos próximos, graças ao ground-layer. ótica adaptativa com correção a laser, o único instrumento do gênero no mundo. Por outro lado, o telescópio T80-South, um telescópio robótico com câmera óptica de campo amplo, produz, desde 2016B, imagens de grande formato (1,4 x 1,4 grau) de vastas áreas do céu do sul em 12 bandas, 5 sloan como e 7 bandas estreitas. O principal objetivo desta proposta é maximizar o retorno científico desses dois instrumentos. Estudaremos o LMC e alguns grupos próximos de galáxias, em particular galáxias no aglomerado Hydra I, para o qual já temos imagens T80-Sul em uma área de dezenas de graus ao redor dos objetos, em 12 bandas e dados de Fabry-Perot. . A combinação desses dois conjuntos de dados nos permitirá olhar de pequenas escalas (centros das fontes) para grandes escalas (galáxia inteira, grupo e aglomeração como um todo, bem como vizinhança), sondando as propriedades de formação de estrelas em diferentes escalas.

Claudia Lucia Mendes de Oliveira

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas