A evolução das galáxias na era dos grandes levantamentos

OAJ
Fonte: OAJ: Observatório Astrofísico de Javalambre

Entender como as galáxias se formam e evoluem continua sendo um dos mais expressivos problemas da astrofísica atual. Para enfrentar este desafio, nosso grupo vem desenvolvendo uma técnica de síntese espectral que denominamos síntese empírica de populações e que permite identificar as populações estelares dominantes das galáxias a partir da análise de seus espectros. Esta técnica é apropriada para a análise dos dados produzidos por grandes levantamentos (surveys), que cobrem áreas expressivas do céu e que se tornaram ferramentas essenciais para abordar de forma eficiente inúmeros problemas da astrofísica e da cosmologia. Aplicamos esta técnica extensivamente aos dados do SDSS, examinando diversas propriedades da população de galáxias a partir de estudos envolvendo quase um milhão de espectros. Neste projeto desejamos tanto extender a síntese empírica de populações a altos redshifts quanto participar ativamente do desenho e implementação de dois novos levantamentos espectroscópicos e fotométricos de grandes ´areas do céu, o J-PAS (Javalambre Physics of the Accelerating Universe Survey) e o SuMIRe (Subaru Measurement of Images and Redshifts). Este último levantamento será conduzido com o auxílio de um novo espectrógrafo, o PFS (Prime Focus Spectrograph), de cuja construção fomos convidados a participar. Nosso objetivo com esse auxílio é obter recursos que permitam o efetivo desenvolvimento dessas atividades e, principalmente, possibilite se fazer um estudo preliminar de um subsistema do PFS denominado FOCCOS, envolvendo as fibras ópticas e seus conectores e que proverá a interface óptica entre o telescópio e o espectrógrafo. Embora o objetivo principal desses dois levantamentos seja o estudo da energia escura, eles devem trazer contribuições inestimáveis para diversas áreas da astronomia moderna.

Mais informações? Clique aqui e visite a página do projeto!

Laerte Sodré Jr.

Processo FAPESP 2010/17649-1