Estudo de regiões de formação estelar com o J-PAS

O estudo teórico que temos desenvolvido sobre os processos físicos envolvidos na formação de estrelas se referem a ventos de estrelas do tipo solar e discos protoestelares, buscando melhor entender a formação e as primeiras fases da evolução desses objetos. Neste projeto pretendemos montar um quadro observacional do processo de formação estelar que coloque vínculos no cenário atualmente aceito. Para isso propomos um estudo em grande escala das condições físicas como a distribuição do gás ionizado, a atividade magnética, o grau de turbulência, a taxa de acreção circunstelar, entre outros, de uma região de formação de estrelas. Para obtenção dos dados são necessários telescópios com campo grande além de um conjunto de acessórios (filtros, câmeras CCDs, etc.) adequados para esta finalidade. Tendo em vista as necessidades deste projeto, participamos do projeto J-PAS e parte dos recursos solicitados são destinados à finalização da câmera CCD JPCam que será instalada no telescópio de 2,5 m do Observatório Astrofísico de Javalambre (OAJ), localizado na Serra de Javalambre em Teruel, Espanha.

Laerte Sodré Jr.