Deu no Jornal

Astrônomos descobrem estrela que desafia modelos atuais de evolução do Universo


Um estudo publicado neste mês pelo periódico The Astrophysical Journal Letters (ApJL) revela a descoberta de uma estrela pertencente ao grupo seletíssimo de estrelas ultrapobres em metais. A estrela, conhecida como SPLUS J2104-0049, foi selecionada para ser observada por espectroscopia de média e alta resolução em dois dos principais telescópios do mundo, o Gemini Sul e o Magellan Clay, ambos loca…

Com participação do Brasil, começa produção do sexto espelho do Telescópio Gigante Magalhães


O Telescópio Gigante Magalhães (GMT) acaba de anunciar a fabricação do sexto dos sete maiores espelhos monolíticos do mundo. Eles permitirão que astrônomos enxerguem o Universo ainda mais detalhado e vejam ainda mais longe. Medindo 8,4 metros (m) de diâmetro, a altura aproximada de dois andares de um edifício quando colocado na vertical, o espelho está sendo produzido no Laboratório de Espelhos Ri…

Live com professores da Astronomia discute o que a ciência sabe sobre a origem dos átomos


No dia 17 de dezembro o cientista Sérgio Sacani receberá em seu canal do YouTube, o SpaceToday, os professores Augusto Damineli e Roberto Costa, ambos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, para conversar sobre o que a ciência sabe a respeito da origem dos átomos. A live, que acontecerá às 21 horas, trará um debate que faz parte da série Fascínio do Universo,…

“Fascínio do Universo”: série de vídeos abordará temas diversos relacionados à astrofísica


Que tal se inteirar mais do Universo da astronomia? No dia 20 de novembro estreia, no YouTube, a série Fascínio do Universo, uma produção de vídeos científicos que abordará temas variados relacionados à Astrofísica. O primeiro episódio será sobre o Telescópio Gigante Magalhães (GMT), o primeiro telescópio de uma nova classe, que será inaugurado em 2029, em Las Campanas, no Chile.  Com linguagem a…

João Steiner: a ciência e a universidade perdem um “astro”


No último dia 10 de setembro, faleceu aos 70 anos, vítima de um infarto, o astrofísico João Steiner. A perda abalou a comunidade científica e universitária, devido principalmente ao grande alcance e à importância das contribuições de João para a astronomia brasileira. “Ele nunca parou de trabalhar, mesmo durante as viagens, no avião ou no hotel, ele fazia ciência”. A frase é de Augusto Damineli,…

A Terra Plana, assim cantou José Miguel Wisnik


No dia 10 de setembro perdemos o astrofísico brasileiro João Steiner. Tinha 70 anos de idade. Professor titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, foi também diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da mesma universidade e coordenou a participação brasileira na construção do Telescópio Gigante Magalhães, o maior já feito até hoje, que será inaugurado…

Cientistas da USP propõem modelo para explicar atividade dos buracos negros


Modelo que explica ejeção de gás em alta velocidade pelos buracos negros pode ajudar a entender a evolução das galáxias. Astrofísicos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP propõem modelo universal para explicar ejeção de matéria ao redor dos buracos negros. Isso pode ajudar a entender evolução das galáxias...

"Dia e Noite com as Estrelas" traz as últimas notícias do espaço intergalático


Boletim de pesquisadores da USP quer aproximar público dos conhecimentos científicos sobre astronomia e manter interação enquanto observatórios da Universidade seguem fechados...

Evento on-line discute a nova era de pesquisas sobre buracos negros


Quais são as principais descobertas da nova astronomia de buracos negros? Por que tantas pesquisas estão acontecendo nos últimos anos? Quais são as perspectivas futuras? Para responder a estas e outras perguntas, o Instituto de Física (IF) da USP está promovendo mais uma edição do Convite à Física, com o tema A nova era de ouro dos buracos negros. O evento on-line acontecerá dia 23 de setembro, às…

Telescópio gigante vai revolucionar visão e compreensão do Universo


Investimentos em pesquisas no Telescópio Gigante de Magalhães vão acelerar a prototipagem e teste de alguns dos mais poderosos sistemas ópticos e tecnologias infravermelhas já projetadas.  As pesquisas sobre o Universo que serão feitas a partir de um dos mais poderosos telescópios do mundo, o Telescópio Gigante de Magalhães (GMT), em construção no Observatório Las Campanas, no Chile, poderão cont…