BINGO - Baryon Acoustic Oscillations In Neutral Gas Observations Telescope

Bingo
Fonte
Fonte: Bingo

O BINGO, acrônimo de Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations, é um radiotelescópio especialmente projetado para fazer a primeira detecção das Oscilações Acústicas de Bárions (BAO), que são ondas geradas pela interação dos átomos com a radiação no início do Universo, por meio de frequência de rádio. Com isso será possível medir a distribuição de hidrogênio neutro a distâncias cosmológicas usando uma técnica chamada Mapeamento de Intensidade.

Juntamente com medidas da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (em inglês, CMBR), a escala de BAO é uma das sondas mais poderosas para estimar os parâmetros cosmológicos, incluindo a energia escura. Dessa forma, por meio desse radiotelescópio será possível medir a expansão do universo e inferir sobre as propriedades da energia escura.

O BINGO Telescope operará na faixa de freqüência entre 0,96 GHz a 1,26 GHz. O projeto óptico não terá partes móveis e prevê duas parábolas refletoras, uma delas medindo cerca de 40 metros de diâmetro e a outra, 34 metros de diâmetro. Além das parábolas refletoras, o BINGO contará com aproximadamente 50 cornetas de 1,9 m de diâmetro e 4,3 metros de comprimento.

O radiotelescópio está sendo construído no Brasil e desenvolvido por meio de uma colaboração entre pesquisadores do Brasil, África do Sul, China, França, Reino Unido e Suíça. O BINGO Telescope será instalado em Aguiar, cidade do sertão paraibano. A coordenação do projeto é do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

O BINGO Telescope conta com ações voltadas para a pesquisa, ensino, inovação e de desenvolvimento social, como as proporcionadas pelas atividades de educação e divulgação científica.

 

Mais informações? Clique aqui para visitar a página do projeto.

 

Elcio Abdalla

Instituto de Física Universidade de São Paulo (USP)
Departamento de Física e Matemática
Rua do Matão, 1371 CEP 05508-090 – São Paulo, SP – Brasil +55-11-3091-7036
eabdalla@if.usp.br
Processo FAPESP  2014/07885-0