Eclipse - Virada Astronômica no Observatório da UNESP

 
O primeiro atendimento público de 2019 no Observatório será o Eclipse Total da Lua
 
Na madrugada de 20-21 de janeiro de 2019 teremos o único eclipse total da Lua deste ano visível no Brasil, e o Observatório preparou um evento especial para você: a Virada Astronômica!
 
A Lua começará a entrar na sombra da Terra às 1:33 da manhã de 21 de janeiro e sairá totalmente da sombra só às 4:50. A Lua ficará totalmente imersa na sombra  da Terra entre 2:41 e 3:43.
 
Embora o eclipse total comece só de madrugada, o Observatório preparou uma palestra especial com o tema "Eclipse Lunar Total de 21 de janeiro de 2019", a ser ministrada na noite de 20 de janeiro pelo nosso convidado especial, o Prof. Emerson R. Perez, graduado em Física, tendo atuado como diretor nos Planetários de Presidente Prudente, Ibirapuera e Carmo em São Paulo, e no Planetário de Santo André.  Atuou também nos Observatórios Municipais de Americana e de Piracicaba e foi o astrônomo responsável pelo MAAS, Museu Aberto de Astronomia. A vinda do palestrante tem o apoio do
Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência 
CAPES/PROEX.
 
A palestra será ministrada duas vezes, às 20:00 e às 21:00, na noite de 20 de janeiro e os visitantes poderão permanecer conosco numa animada e instrutiva conversa informal sobre Astronomia com os monitores do Observatório e o palestrante convidado ao longo de todo o Eclipse na madrugada de 20-21, portanto, uma verdadeira Virada Astronômica!
 
A entrada é gratuita, aberta para todas as idades e dispensa agendamento prévio.
 
As observações dependem das condições atmosféricas.
 
Data: 20/01/19
 
Horário: 20:00 em diante
 
Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses (IPMet).
 
 
Siga o Observatório! Facebook: @obsbauru | Instagram: @obsbauru

Comentar